Viajar comigo não é algo que eu recomendaria para qualquer mortal, por vários motivos:
#1 - Não aguento essa história de chegar no aeroporto 3 horas antes. Pra fazer o que minha gente??? Beber um cafezinho no palheta, comprar camisa na Bee? Infelizmente não há outra palavra para os já poucos aeroportos do país se não franca decadência. Falta conforto, faltam opções, faltam restaurantes, além do mínimo como higiene, luz e etc.
Sendo assim, a minha primeira regra de viagem é:
Voo internacional chega-se 1 hora antes, voo domestico 30 minutos antes. Quem disser que eu sou louca, digo que com certeza já viajei muito mais do que você e nunca perdi um voo na vida.
#2 - Mala : Não que seja costume de brasileiro ter mala boa, alias meio vergonha alheia a esteira de malas quando chega um voo brasileiro. Pra que tanta fitinha? Tantos tags com nome? Tantas coisas coloridas?
Ai vem a mala da Hello Kitty, do Romero Bitto, queridos, vocês já viram como são tratadas as suas malas? Não invista o seu pouco bom gosto numa mala que você ache bonitinha, ela vai cair do avião, vai passar na graxa, vai arranhar, vai pegar chuva isso se, não for extraviada.
Outro fato relevante é o tamanho da mala, meu pai sempre me disse que mala grande, pesada é coisa de gente que não tem experiência de viajar. Ai já viu né? Fiquei na neurose desde pequenininha. Se é coisa de gente que tem experiência ou não tem experiência eu não sei, só sei que carregar uma mala grande e pesada não pode ser agradável. Minha dica? Pensa em tudo que vai usar, com calma, veja como vai estar o clima aonde você vai estar, prepare tudo e depois corte pela metade. Confia em mim, ainda vai sobrar coisa. Você não vai usar todas as roupas que colocou na sua mala.
Foto do meu arquivo pessoal, balcão da AA |
#3- Mala de mão:
Minha gente, meu povo, bin (o lugar de por a mala dentro do avião, aquele em cima da poltrona) não é a salvação para todos os seus problemas que não couberam na mala principal não. Mala de mão é bolsa e só. Mala de mão não é aquela mini mala, mais a sacola plástica, mais a sacola do free shopping, mais a mochila não, ta?
#4 - Check List
Como eu já chego no aeroporto para embarcar, tenho sempre um check list na cabeça. Às vezes eu escrevo e ponho em algum lugar para ler antes de sair de casa ou do hotel.
Checklist e um procedimento típico de piloto aonde ele lê o que tem que ser feito antes do voo em voz alta e o co-piloto responde sim ou não. Ex: O comandante fala: luzes de navegação, o co-piloto diz: check, ou seja ta ok. Meu pai (sempre ele) me ensinou desde pequena a fazer check list antes de tudo. Check list antes de ir para a escola na mochila : caderno - check, estojo - check, livro - check. Check list antes de ir para a praia, check list antes de ir para a casa da amiguinha,....Imagina a criança na escola dizendo para os amiguinhos: vamos fazer um check list??
O meu check list para viagem: Carteira tem que ter dinheiro (parece besteira mas na minha nunca tem e eu já quase me dei muito mal com isso), passaporte em dia e com visto, escova e pasta de dente, fio dental, sabonete para o rosto, um creme que sirva para mãos, rosto e corpo. SÓ!!
Quanto mais coisa você leva mais coisa você perde, esquece no avião. E não vem me dizer, você que esta viajando de econômica (eu viajo de econômica também, ta?) fica super confortável por que esta com aquelas máscaras, travesseirinho, a mantinha que trouxe de casa.... me poupe. Viajar hoje em dia é uma tarefa infernal, um dia vou escrever só sobre isso.
#5 - Check de abandono
Outra coisa de aviação, assim como o check list você faz no começo da missão, o check de abandono você faz no final. É basicamente conferir se tudo que você trouxe, está levando de volto. Isso vale em hotel também, olhar as gavetas, em baixo das camas, armários e etc.
#6- Cadeado, tranca, blá blá blá
Desculpa se eu vou destruir o seu sonho de privacidade, mas não tenha a prepotência de achar que, o seu cadeado da papaiz vai proteger a sua mala. Existem maneiras de se abrir uma mala mesmo com ele.
Outra coisa,se você viajar para o EUA sem um cadeado aprovado pela TSA (agencia de proteção dos aeroportos americanos) eles vão destruir o seu cadeado para abrir a sua mala.
Ou seja, você tem 2 opções : Ou paga aquele negocio que enche a mala de papel filme e passa as próximas horas quando você chegar no hotel tentando desembalar aquela jossa ou minha dica: peça ao funcionário da cia aérea, que estiver fazendo o seu check in, para lacrar a sua mala. Toda cia é obrigada a ter esse lacre e acredite em mim, a probabilidade de alguém querer fuçar a sua mala com o esse lacre é quase nula.
#7 - Rush tag
Outro amiguinho pouco conhecido do passageiro em geral que toda cia tem, é um negocinho chamado "rush tag". Eles são colocados nas malas que tem prioridade, aquelas que por algum motivo precisam sair antes do avião. Se você não tem muita paciência de esperar a sua mala naquela esteira, pede com jeitinho que vão te dar e a sua mala vai sair rapidinho. Fora que diminui novamente a chance de perderem a sua mala.
Com tantas manias assim, ta vendo por que eu não indico viajar comigo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário